4 Abril 2023

A autobiz lança a Noa, o primeiro assistente para a venda de veículos baseado em Inteligência Artificial.

Dois anos após o seu lançamento na EasyReprise, a subsidiária da autobiz dedicada à compra de veículos usados, a AI tornou-se parte da gama de produtos do líder europeu em avaliação e compra. Através do seu novo assistente Noa, a autobiz oferece um serviço completo de Inteligência Artificial, desde a digitalização dos processos de compra até à automatização dos preços.

Resultados muito promissores: 19.000 veículos avaliados em 2022 graças à Noa, com uma poupança adicional média de 280 euros (sem IVA) por veículo adquirido.

O primeiro trabalho da autobiz com a IA Noa remonta a 2021. Através de uma parceria de I+D com a empresa francesa Monk, o líder europeu em avaliação e recompra conseguiu desenvolver uma inteligência artificial capaz de detetar danos na carroçaria através de fotografias tiradas durante a peritagem do veículo.

Esta nova ferramenta, que entrou em produção no final de 2021 na EasyReprise, provou rapidamente a sua eficácia. No ano passado, 19 mil veículos foram avaliados pela IA. Em 62% dos casos, a IA detetou mais custos do que os compradores tinham detectado, com uma poupança média de 280€ mais IVA por veículo, em cada compra!

Noa: um assistente completo para negociação automóvel

Após o sucesso confirmado pelos primeiros testes com os clientes, a autobiz lança oficialmente o seu assistente Noa.

Disponível no site autobizOffice, Noa tem como objetivo ajudar as equipas de vendas nas várias etapas de compra e venda de veículos usados.

Longe de querer substituir as equipas de vendas, o Noa foca-se na automação e profissionalização de processos. Isso liberta tempo para os colaboradores se concentrarem nas atividades que trazem efetivamente maior valor acrescentado para as empresas.

Noa está agora disponível para os clientes autobizCarcheck com a sua funcionalidade de reconhecimento de danos de carroçaria. Em paralelo, as equipas da autobiz já estão a trabalhar com seus colegas da EasyReprise e com clientes-chave em novas aplicações de IA em preços B2C e B2B, cuja produção deve começar ainda este ano.

Há dois anos, apostámos á semelhança do que se passa em outros setores, na Inteligência Artificial que acompanhará o setor automóvel nas profundas mudanças que vai enfrentar. Com a Noa, demonstrámos a utilidade operacional, prática e financeiramente quantificável destas novas tecnologias. Um sucesso que demonstra a qualidade e o esforço constante das nossas equipas de vendas, de produtos e operacionais com experiência no sector. Soma-se a isso as fortes sinergias que conseguimos criar com nosso parceiro Monk e os nossos primeiros clientes, que confiaram em nós para testar a Noa.

diz Emmanuel Labi, presidente da autobiz.

Sobre o autobiz

Desde 2004, a Autobiz acompanha todos os intervenientes da indústria automóvel europeia com soluções de recuperação e de comercialização. Este apoio baseia-se em 20 anos de histórico de dados e na experiência da web, software empresarial dos 280 empregados da empresa. Hoje baseada em La Défense (França), a autobiz também tem escritórios em Berlim, Valência (Espanha) e Milão. A autobiz apoia mais de 20 líderes na revenda de automóveis usados (fabricantes, bancos, leasers, leiloeiros, etc.) assim como 5.000 pontos de venda em 22 países da Europa.

Leia também...